Energia solar.

Energia solar.

Espalhe o amor!

O que e energia solar?

painel-solar
Painel solar fotovoltaico.

É uma formas de energia alternativa, que pode ser usada de 3 formas, sistema fotovoltaico, tem também o sistema de aquecimento solar, as mais comuns e mais faceis de serem instaladas, para pequenos consumidores, como residencias e comércios, e a tecnologia heliotérmica. Essa ultima, a mais eficiente e també a mais complexa, só e possível para utilização em larga escala, como serviço publico de energia ou grandes industrias.

Sistema fotovoltaico.


Esse é o mais simples de ser implantado, mas também o menos eficiente, composto por uma ou mais placas coletoras, uma ou mais baterias, um regulador de tensão e um conversor ou inversor de corrente.

Placas coletoras ou placas solares.

Esquema de instalação solar

Os painéis fotovoltaicos usam painéis solares de silício para converter a radiação do sol em
energia elétrica. As células fotovoltaicas podem ser instaladas de acordo com as necessidades, e podem alimentar desde pequenos dispositivos, como calculadoras e relógios, até quase toda necessidade de uma residencia.
Existem dois tipos de painéis fotovoltaicos: módulos de silício cristalino (c-Si) e módulos de filme fino. Os módulos fotovoltaicos de filme fino são feitos depositando camadas extremamente finas de materiais fotossensíveis em vidro, plástico ou aço inoxidável. A primeira camada da produção do filme, é a-Si ou silício amorfo.

Aquecimento solar.

aquecedor
Aquecedor solar para água.


Usuários residenciais e comerciais geralmente instalam coletores térmicos solares para piscinas ou chuveiros. Um simples aquecedor solar térmico pode ser composto por uma série de tubos pintados de preto em camadas em uma caixa isolada e emoldurado com painéis de vidro ou plástico. A água pode ser ciclada várias vezes nos coletores e de volta ao tanque novamente para aumentar a temperatura. O sistema termossifão usa essa configuração. O tanque é colocado acima dos coletores e tira proveito da tendência natural da água quente a subir acima da água fria. À medida que a água quente é retirada, é utilizada água não tratada através do coletor.

Energia solar heliotermica.
Concentradores solar.
Esta é uma outra forma de se utilizar a energia solar para gerar energia elétrica. Utilizam-se concentradores, como espelhos, para focar a energia solar em um único ponto, pode ser no topo de uma torre ou em um tubo a vácuo, na forma de calha ou prato parabolico, para aquecer o líquido que há dentro, gerar vapor e alimentar uma turbina elétrica a vapor.

Vemos abaixo duas formas de concentradores solar heliotermico, e ao lado uma representação esquematica.a de sistema heliotermico

calha solar
Calha araboloca
Concentrador solar parabolico

Benefícios da energia solar para o meio ambiente:
Sistemas de energia solar utilizam a energia limpa do sol. A instalação de um sistema de energia solar em residencias ou empresas, ajuda a diminuirr as emissões de gases do efeito estufa e reduz o consumo dos combustíveis fósseis como o derivados de petróleo.
-Um sistema fotovoltaico de 6kWp* vai evitar a emissão de gases poluentes durante sua vida útil de aproximadamente 30 anos, o mesmo qu plantar árvores em uma area equivalente à 10 campos de futebol!
-Economizaria água de 6 piscinas olímpicas em comparação com uma hidrelétrica.
-79 toneladas de carvão deixariam de ser queimados.
-Economia de gasolina consumida em 500.000km rodados.
Benefícios da energia solar para o seu bolso:
Utilizando energia solar térmica, fotovoltaica ou mesmo iluminação natural, você economizara alguns milhares de reais todos os anos.
Um sistema fotovoltaico de 6kWp* fará uma economia por volta de R$ 250.000,00 durante os 30 anos de sua vida útil. O investimento inicial, ainda é um pouco alto, porém a quantidade de dinheiro que o sistema vai lhe economizar ao longo de sua vida útil, mais que compensa este investimento.

*O kWp é medido através da potência de um painel fotovoltaico quando subordinado às disposições padronizadas de teste STC (Standard Test Conditions). Por isso, quilo watt pico é o máximo de energia produzida em condições ideais.


Espalhe o amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *