O que é Arduino?

O que é Arduino?

Espalhe o amor!

Você sabe o que e Arduino?

Vou explicar!
Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto, com hardware e software livres, ou seja, qualquer pessoa pode usar e projetar sem ter que pagar nada. As placas Arduino são capazes de ler muitos tipos de entrada, como luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem do enviada por Bluetoth, entre outras inúmeras formas, (praticamente infinitas!) e transformá-la em uma saída – ativando um motor, ligando um LED, publicando algo online e por ai vai. Você informa à sua placa o que fazer, enviando um conjunto de instruções para o micro-controlador la instalado. Para fazer isso, você usa a linguagem de programação Arduino (baseada em Wiring) e o Software Arduino (IDE), baseado em Processing.

Pra que serve o Arduino?


Desde que foi criado, o Arduino tem sido o cérebro de milhares de projetos, desde aparelhos simples e caseiros, a instrumentos científicos complexos, sua utilização, não tem limites, só depende da criatividade e necessidade de cada um.

Uma comunidade mundial de criadores, estudantes, entusiastas, artistas, programadores e profissionais das mais diversas áreas, reuniu-se em torno desta plataforma de código aberto, suas contribuições somaram uma quantidade incrível de conhecimentos acessíveis a todos, que pode ser de grande ajuda tanto para iniciantes, como para especialistas.

O Arduino nasceu no Ivrea Interaction Design Institute como uma ferramenta fácil de prototipagem rápida, voltada para alunos sem formação em eletrônica e programação. Assim que alcançou uma comunidade mais ampla, a placa Arduino começou a mudar para se adaptar às novas necessidades e desafios, diferenciando sua oferta de placas simples de 8 bits a produtos para aplicações IoT, vestíveis, impressão 3D e ambientes integrados.

Todas as placas Arduino são totalmente de código aberto, permitindo que os usuários as criem de forma independente e, eventualmente, adaptem-nas às suas necessidades particulares. O software também é de código aberto e está crescendo por meio das contribuições de usuários em todo o mundo.

Aqui temos uma loja onde vende de tudopara arduino, estou indicando por ser um bom lugar, não estou ganhando nada com isso, pode acreditar!

Por que Arduino?

Graças à sua simplicidade e ser bem, acessível, o Arduino e usado em milhares de projetos e aplicativos diferentes. O software Arduino é fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para usuários avançados. Ele roda em Mac, Windows e Linux. Professores e alunos o usam para construir instrumentos científicos de baixo custo, para provar os princípios da química e da física ou para iniciar a programação e a robótica. Designers e arquitetos constroem protótipos interativos, músicos e artistas usam para instalações e para experimentar novos instrumentos musicais. Os criadores, é claro, usam-no para construir muitos dos projetos exibidos na Maker Faire, por exemplo. Arduino é uma ferramenta chave para aprender coisas novas. Qualquer pessoa – crianças, hobistas, artistas, programadores – pode começar a mexer apenas seguindo as instruções passo a passo de um kit ou compartilhando ideias online com outros membros da comunidade Arduino.


Este site, (em ingles) tem muitos projetos com Arduino entre outros. Temos aui um controle para servo-motor com Arduino, é claro!

arduino
Controle de servo-,otor com arduino.


Existem muitos outros microcontroladores, porem o Arduino, alem de ser o mais simples de usar, ainda tem um baixo custo.


Espalhe o amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *