Pau eletrico.

Pau eletrico.

Espalhe o amor!
  • 1
    Share

trio-eletrico
Trio Elétrico

Criada na década de 1940 e batizado inicialmente de Pau Elétrico, a Guitarra Baiana foi inventada pelos musicos baianos Adolfo Nascimento e Osmar Álvares Macêdo, conhecidos como Dodô e Osmar, que tiveram a ideia de construir um novo instrumento após assistirem uma apresentação na capital baiana do músicoBenedito Chaves, que utilizava um violão tradicional de caixa acústica oca, equipada com um captador. Dodô, que era técnico em eletrônica, teve a ideia de utilizar o sistema em um instrumento de corpo maciço. Jdodô e Osmar, fizeram então, vários testes com madeiras, posicionando o captador sob as cordas e conseguiram acabar com a microfonia que verificaram na apresentação que tinham assistido.

Trio Elétrico

Partindo do violão, do cavaquinho e do bandolim, criaram instrumentos que pudessem ser amplificados em volume alto, sem microfonia. Osmar Macedo era bandolinista e tocava choros misturados a algumas versões de músicas eruditas, ficou impressionado pela passagem do bloco de frevo Vassourinhas do Recife em 1950 no pré carnaval de Salvador e, decidiu com Dodô adaptar em um carro Ford Fobica uma aparelhagem de som capaz de transformar o tal carro num palco ambulante, que desfilasse pelas ruas onde passavam os blocos e agremiações do carnaval local, com os músicos tocando seus novos instrumentos elétricos.

guitarra
Guitarra baiana

Guitarra Baiana

O “Pau Elétrico de Dodô” tinha a afinação de um violão. Já o de Osmar era como o bandolim, com afinação em quintas. Nesta época o instrumento de Osmar tinha quatro cordas simples, afinadas em sol-ré-la-mi como o bandolim ou o violino, diferente da Guitarra Baiana usada hoje em dia, com cinco cordas, afinadas em dó-sol-ré-lá-mi. Musicalmente a Guitarra Baiana, se desenvolveu através da mistura que Dodô e Osmar fizeram de choro, música erudita e frevo, que depois mais tarde sofreu uma influência do rock através daquele que se tornou o maior ícone do instrumento, Armandinho Macedo, filho de Osmar.

Armandinho

Armandinho pegou a mistura de Mozart com com Jacob do Bandolim e frevo e acrescentou uma pegada roqueira, usando recursos próprios da linguagem guitarrística, introduzindo de vez a influência da guitarra eletrica americana, criadas por Les Paul, músico e inventor, com a sua origem no bandolim, essencialmente brasileira do pau elétrico. Armandinho também ajudou a desenvolver novos modelos de guitarras baianas em parcerias com Luizinho Dinamite, Vitório Quintanilha e o grande Elifas Santana, e também acrecentou a quinta corda ao instrumento.

Evolução do pau eletrico

A Guitarra Baiana de hoje é fisicamente e musicalmente o fruto dessa miscigenação, um instrumento de madeira sólida, como a guitarra de Les Paul, com captadores magnéticos e afinação em quintas, capaz de ir do frevo ao rock pesado, perfeito para tocar qualquer peça escrita para violino ou bandolim, seja um choro ou um concerto.

Críticas

Vale lembrar que na época, os conservadores de plantão, criticaram e muito, a introdução de instrumentos eletricos no carnaval, chegaram a dizer, que se carnaval fosse eletronico, o Japão é que seria o campeão do do carnaval, hoje a guitarra eletrica, assim como o rock, faz parte da musica brasileira. E vivam as misturas, que melhoram sempre o produto final!


Espalhe o amor!
  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *