Perigos do micro-ondas.

Perigos do micro-ondas.

Espalhe o amor!

– Definição de midro-ondas

– Micro-ondas é o nome dado a um conjunto de ondas eletromagneticas de muito alta frequência, entre 300 MHz e 300 GHz. Os fornos de micro-ondas trabalham na frequencia de 2,450 GHz, a frequência de vibração das moléculas de água, e é essa vibração que causa o aquecimento, por atrito.

Existe no interior dos fornos de micro-ondas, uma válvula termoiônica, a magnétron, (criada por acaso por Percy Spencer, um americano que nem ao menos terminou o curso primario, mas isso é assunto para outro artigo, aguarde) capaz de transformar a energia elétrica em ondas eletromagnéticas. Quando essa valvula é aquecida, emite elétrons, que são defletidos pelo campo magnetico de dois imãs. O movimento dos elétrons é controlado de forma a gerar ondas eletromagnéticas na frequencia exata de 2450 MHz.

forno-micro-ondas
Forno de micro-ondas

Tais ondas eletromagnéticas emitidas pelo magnétron são refletidas por uma chapa metalica, que as envia para dentro do forno, como as paredes do forno de micro-ondas são também metalicas, e pintadas de branco, refletem as ondas eletromagneticas por todo interior do forno, e assim distribuindo calor uniformemente. Apenas isso, nada mais!

Aí vem um individuo desprovido de inteligencia e sem nada pra fazer, (ou seria desprovido de ocupação) e diz que o forno de micro-ondas é prejudicial à saúde!

Mitos e verdades.

-A radiação elimina os nutrientes dos alimentos. Sim é verdade, porém alimentos cozidos no bom e velho fogão à gas, também perdem boa parte dos nutrientes. O bom mesmo é comer alimentos crus.

-As micro-ondas causam cancer. Não, isso é mentira! O que pode causar cancer é o uso continuo de carnes assadas no bom e mais velho ainda, fogão a lenha ou na churrasqueira, a fumaça que irá se impregnar na carne, pode sim, causar cancer!

Já as micro-ondas, são inofensivas nesse sentido. O mal que elas podem nos causar é devido o aquecimento da água, causando o cozimento da nossa pele e principalmente de partes mais sensiveis de nosso corpo como os olhos, por exemplo(vi um medico dizendo que os testiculos também são muito sensiveis às micro-ondas, mas quem é que vai botar os tais dentro do forno de micro-ondas?), e por esse motivo é que o forno de micro-ondas só funciona coma porta fechada, se abrirmos a porta com ele em funcionamento irá aparar no mesmo instante, é claro que existe a possibilidade da micro-switch, responsavel pelo desligamento estar com defeito, mas é muito difícil.

microswitch
Microswitch

Depois de ler isto, deixe de acreditar em boatos, e vá preparar um lanchinho no seu forno de micro-ondas e bom apetite!


Espalhe o amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *