Polarização de transistores

Polarização de transistores

Espalhe o amor!
  • 2
    Shares

Tipos de transistores bipolares NPN e PNP

Semelhanças entre os dois tipos.

Transistores NPN e PNP são transistores bipolares de junção (BJTs, do ingles Bipolar Juntion Transistors). Os BJTs são amplificadores de corrente, ou seja, atraves de uma corrente baixa entre base e emissor, controlam uma mais alta entre coletor e emissor, isso no modo mais comum de utilização, emissor comum.

Sendo assim, tecnicamente, eles fazem exatamente a mesma coisa.

Diferença entre NPN e PNP

A grande diferença, é como eles são alimentados, para que eles produzam amplificação ou mudança. Como são construídos de forma muito diferente, a corrente e a tensão devem ser aplicadas de forma diferente para que funcionem. Um transistor NPN recebe tensão positiva no n coletor e base etensão negativa no emisso, enquanto que um transistor PNP é alimentado inversamente, positiva no emissor e negativa na base e no coletor.

A base de um transistor NPN deve ser conectada à tensão positiva para a corrente fluir da base para o emissor. Um transistor PNP é o oposto. Em um transistor PNP, a corrente flui para fora da base corrente negativa, dando a base uma tensão mais menor do que a fornecida ao terminal emissor. Enquanto a tensão no terminal base for menor do que no terminal emissor em um transistor PNP, a polarização esta correta e havrea corrente entre emisso e coletor.

Em um transistor NPN, a corrente precisa ser fornecida à base do transistor para operação. Isso significa que a corrente precisa fluir para a base.

Polarização de Tensão e Corrente

Transistor NPN

Um transistor NPN recebe tensão positiva no coletor, permitindo que flua corrente do coletor para o emissor, desde que haja uma corrente de base suficiente para ativar o transistor.

Transistor PNP

Um transistor NPN recebe tensão negativa no coletor, permitindo que flua corrente negativa do coletor para o emissor, desde que haja uma corrente negativa de base suficiente.


Transistores
Transistores NPN e PNP

Como Eles Operam (Ligar e Desligar)

Comu funciona um transistor:

Conforme aumenta a corrente de base de um transistor NPN, o é ativado gradualente, até que conduza completamente de coletor para emissor.

E à medida que você diminui a corrente positiva de base em um transistor NPN, o mesmo diminui a corrente positiva entre coletor e emissor.

Ja no transistor PNP o sentido da corrente é inverso.

Diferença entre transistores

Espalhe o amor!
  • 2
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *