RMS ou PMPO?

RMS ou PMPO?

Espalhe o amor!
  • 3
    Shares

Vai comprar um som para seu carro?

Cuidado, você esta sendo enganado!

alto-falante
Lto falante

Eu particularmente acho um absurdo som de alta potencia em um carro, musica é para se ouvir com prazer e não para incomodar os vizinhos, mas se você acha legal impedir que toda vizinhança ouça boa musica ou mesmo assista a TV, eu vou lhe contar uma coisa:

Um ramo em que a enganação das potências de áudio é enorme, é no som automotivo. Amplificadores de 200, 500 e até 1000 W são encontrados a venda!

Como saber ao certo?

Você pode fazer um simples calculo quando for comprar seu amplificador, usando a lei de ohm, para saber a potencia real.

Um amplificador alimentado pela tensão da bateria de seu automóvel que é de 12 volts e aproximadamente 14 volts com o motor ligado, tem a seguinte potencia: 142/4 onde 14 ‘e a tensão da bateria e 4 e a impedância dos alto falantes, temos 14×14/4=49W, isso no caso do amplificador ter um rendimento de 100%, o que não existe, no máximo o rendimento é de 60%, que da 29,4 watts! Se a impedância dos falantes for de 2 ohms, consegue-se o dobro disso, 58,8W, bem longe ainda dos 500W que o vendedor esta lhe oferecendo!

A verdade.


Potência PMPO e RMS. PMPO é a potencia de pico que os fabricantes usam para dizer que seus aparelhos são mais potentes que o dos concorrentes, na verdade, é uma medida muito imprecisa, diferente de RMS, que é padrão mundial, a medida PMPO mostra uma potência em Watts em valores bem maiores, quase sempre irreais, apenas para impressionar o consumidor. Alguns dizem que para converter Watts PMPO em RMS, divide-se por 10 ou 11, mas não é bem assim, não existe nenhuma fórmula que possa transformar Watts RMS em Watts PMPO, por um simples motivo, trata-se da mesma unidade física, Watts e da mesma grandeza, Potência.

Como é medido.

som-alto
Som potente


O que acontece são as diferentes formas em que a potência é medida. RMS (Root Mean Square) é a potência máxima gerada por um equipamento com baixa distorção e em toda a faixa de frequência audível de 20 Hz a 20 Khz, por um tempo indeterminado. PMPO (Power Music Pic Output) é a potência de pico do aparelho, ou seja, aquela que será gerada com volume no máximo e, em consequência disso, com um grande nível de distorção e muito próxima dos limites de confiabilidade e durabilidade do equipamento, por apenas breves períodos de tempo, antes que se danifique o amplificador e os alto falantes.
Na realidade, dependendo do projeto do amplificador, a potência PMPO pode variar de 1 a 10 vezes a potência em RMS, o resto é jogada de marketing, para vender por preços maiores. Potência é sempre a mesma coisa, medida em Watts, a diferença é apenas a maneira como foi medida.


Espalhe o amor!
  • 3
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *