Temporizador com Arduino

Temporizador com Arduino

Espalhe o amor!
  • 1
    Share

Vamos a mais un projeto com Arduino.

Já antes dessa pandemia que nos fez parar, me pediramo para fazer toda parte elétrica para um veiculo adaptado.

Uma carroceria feita de fibra de vidro montada sobre o chassis de uma Brasília. O serviço já estava praticamente pronto, quando chegou a pandemia e ninguém mais pode sair de casa.

Eu já me preparava para levar o chicote tudo mais que era necessário, mas fui obrigado adiar e ate hoje o serviço não foi entregue.

Temporizador com Arduino

Dia desses o dono e projetista do veiculo, me perguntou se seria possível, já que ainda vamos demorar para terminar o serviço, fazer um dispositivo automático do limpador de para brisas com tempo regulável, já não e de hoje que todos veículos saem de fabrica com um temporizador no limpador de para brisas, mas com o tempo fixo.

Eu que sou amante da tecnologia e dos automóveis, me prontifiquei a projetar tal dispositivo. E como fazer isso? Ora o jeito mais fácil, e usando o versátil Arduino, e aqui esta o projeto.

Temporizador com Arduino

Testes do temporizador com Arduino

Fiz os primeiros testes usando um LED para representar o motor do limpador de parabrisa, pois para fazer funcionar “pra valer”, preciso usar um rele comandado por um transistor, ou podemos também, usar um transistor de potencia, já que o Arduíno não tem saída de corrente suficiente para alimentar um motor elétrico, além de fornecer apenas 5V, e não os 12V necessários.

Veja o video

E aqui temos o programa a ser gravado no Arduíno.

Tudo que esta escrito depois da // são apenas comentários para sabermos o que esta sendo feito, não precisa colocar no programa, e só para não nos perdermos.

A declaração potPinA 5, indica que será usada a entrada analogica 5 para o potenciometro e ledPin 10 e o pinoa digital 10, que foi declarado como saída (OUTPUT) no setup.

int potPin = A5; // selecione o pino de entrada do potenciômetro

int motorPin = 10; // selecione o pino ao LED

int val = 0; // variável a guardar o valor proveniente do sensor

void setup() {

pinMode(motorPin, OUTPUT);

// declarar o pino ledPin como saída}

void loop() {

val = analogRead(potPin); // ler o valor do potenciômetro

digitalWrite(motorPin, HIGH); // ligar o motorPin

delay(1000); // pausar o programa por algum tempo, em milissegundos*

digitalWrite(ledPin, LOW); // desligar o notorPin

delay(val*15); // pausar o programa por algum tempo

}

Os nomes, declarados como potPin e ledPin, podem ser qualquer nome, desde que você use os mesmos nomes no loop. A escolha dos nomes e por sua conta.

arduino
Arduimp Uno

Aqui no Loop, o delay (val*15) indica que o valor de zaida na saída motorPin e multiplicado por 15, para ficar um tempo maior desligado, já que o valor da saída e sempre milésimos de segundo, já o tempo ligado, HIGH de 1000 milissegundos, e só para o motor ligar, dar uma passada do limpador e desligar, voltando a posição de repouso, podendo também ser aumentado.

Nos testes, fiz primeiro com delay 1000, mudei para 2000, qundo fiz o teste usando um motor, mas achei melhor deixar com 1000 mesmo, só uma volta do limpador e volta na posição de repouso.

Esses valores de delay podem, e devem, ser mudados, experimentados por cada um de forma diferente. Isso ajuda no aprendizado para iniciantes.

Esse projeto foi feito para um limpador de para brisa de um automovel, mas pode ser usado em qualquer projeto que se necessite de um temporizador.

Experimente, pratique, faça diferente, mas faça!


Espalhe o amor!
  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *